Durante os próximos meses o mercado, de um modo geral e inclusive a área de alimentos, deverá crescer mais que em todo o ano passado, pois as empresas brasileiras estão retomando as vendas e a economia está no melhor momento depois da grande crise que passamos.
E por isso que as indústrias de alimentos estão precisando URGENTEMENTE de Profissionais que conheçam a Segurança de Alimentos.
E se você está concluindo alguma formação que tenha a ver com essa área ou mesmo é recém formada(o), você pode ser um desses profissionais.
E o conhecimento específico tem sido o responsável pelo sucesso no seu desempenho. Saber o que fazer e como fazer é o grande diferencial.
Mas a pergunta que eu te faço é: Você está preparado?
Infelizmente, muitas pessoas ainda estão perdidas, sem saber o que fazer com tantas informações.
Deixa eu te contar uma breve história:
Nos últimos 15 anos eu participei de dezenas de projetos de consultorias, ajudando indústrias na área de gestão da qualidade e segurança de alimentos.
Por isso posso dizer que conheço bem os bastidores de projetos que foram realmente colocados em prática e outros que ficaram estagnados.
Eu descobri que existe uma ÚNICA diferença entre a equipe que sabe o que deve ser feito e aquelas pessoas que ficam perdidas e vivem apagando incêndios….
E a ÚNICA diferença entre esses dois grupos, é que o primeiro grupo tem um MÉTODO para seguir com passo a passo de como fazer as coisas acontecerem.
As Normas, de uma modo geral, nos mostram O QUE FAZER.
Porém, não fica muito claro O COMO FAZER.
A verdade é que:
Você deve ter um conhecimento acima da média dos demais profissionais e depender o mínimo possível de outras pessoas.
Ou você se prepara para dominar algumas áreas importantes e tem mais credibilidade ou você continuará dependendo da vontade de alguém da equipe, que muitas vezes não está nem aí para você.
Toda Indústria de Alimentos precisa de um PROFISSIONAL…
…que saiba o que está fazendo. Ponto Final.
Ninguém quer alguém que sabia aplicar qualquer processo esperando que, com sorte, a mudança aconteça. Mas sim, um profissional que seja um agente verdadeiramente de transformação.
Por essa razão, TODA indústria precisa de um Profissional que saiba o que está fazendo e que consiga colocar em prática essas ações.
Mas como saber se você está se preparando corretamente?
Então vamos lá…
A maioria dos profissionais não faz a mínima ideia de como colocar a estrutura ideal em prática nas indústrias
Os profissionais que conhecem o caminho correto, sabem que a implantação precisa de um processo ÚNICO e VALIDADO.
Qualquer Norma ou Programa exigem um planejamento e execução completamente diferentes.
A verdade é que existe uma estrutura que simplesmente funciona.
São 2 PASSOS para iniciar sem medo sua atuação na área de segurança de alimentos:
Passo #01 – Saiba O Que Fazer
Conhecer quais são os principais processos e programas necessários para uma indústria é fundamental.
Em uma indústria de alimentos alguns programas são obrigatórios e essenciais como: BPF, APPCC e Controle de Alergênicos. Ter um método validado para colocar eles em prática poupará muito o seu tempo.
Você encontrará duas realidades nas indústrias:
Ou esses programas já estão implantados e nesse caso o seu papel é avaliar se está tudo dentro das normas e melhorar o que já foi feito ou mesmo corrigir os erros encontrados.
Ou a empresa precisa iniciar do zero! E aí você tem que ter um passo a passo e saber o que fazer para colocar tudo em prática.
Independente de qual situação você se deparar, é importante saber tudo sobre esses programas.
Imagine ter que perguntar todos os detalhes para uma pessoa mais experiente sobre esses programas! Seria bem melhor se você já soubesse o que deve fazer e só perguntar sobre algumas particularidades do processo produtivo para adaptar o seu conhecimento.
Querendo ou não, existem poupas pessoas “legais” dispostas a ceder seu tempo para ajudar uma pessoa sem experiência. É uma realidade dura, mas real! Ainda mais na correria de uma indústria.
Ok! Mas onde conseguir informações detalhadas sobre esses programas?
Bem…você pode conhecer esses programas através de pesquisas na internet, livros ou mesmo realizando cursos.
Passo #2 – Tenha um acervo pronto de documentos, checklists e planilhas validados para utilizar.
Isso poupará MUITO o seu tempo!
Cada programa desses possuem modelos próprios que podem ser utilizados e é necessário criar esses documentos. Não existe um modelo padrão e pronto para uso.
Existem aqueles que seguem o que as Normas exigem e que já foram validados em auditorias.
Esses documentos podem ser obtidos com alguém que já atua na área ou mesmo em cursos mais práticos.
Por exemplo:
Eu vou contar para você o que eu aprendi na prática observando processos industriais e implantando as Boas Práticas de Fabricação.
Eu acredito que qualquer pessoa pode ser capaz de entender essa estrutura e se sentir 100% confiante, desde que tenha nas mãos esse método bem claro.
Para conseguir implantar as Boas Práticas, você precisa dividir seu plano em 03 partes…Aqui está o meu segredo!
A implantação deve ser estruturada em 3 grandes pilares: GESTÃO, ROTINA E CULTURA.
Se você for capaz de identificar o que faz parte de cada etapa, você saberá exatamente o que fazer para causar o impacto necessário na sua empresa.
Uma pessoa especialista em Boas Práticas tem a capacidade de entender as necessidades específicas de cada uma das 3 etapas.
Com essa habilidade, qualquer profissional se sente 100% seguro para ir em frente.
Espero que você tenha percebido a importância de se preparar para atuar na área de Segurança de Alimentos seguindo esses 2 Passos.
E você, nesse momento, tem a oportunidade de ter em suas mãos toda essa estrutura totalmente pronta. Saberá exatamente o que fazer e qual a melhor maneira de colocar tudo em funcionamento no seu processo.
Lembre-se: você precisa conhecer a ESTRUTURA e TER UM ACERVO DE DOCUMENTOS!
Comentários