Segurança dos Alimentos no dia a dia

Muitas pessoas tem a dúvida do que é a Segurança dos Alimentos então vou falar um pouco do tema.
Quando pesquisamos o que é Segurança dos Alimentos encontramos a seguinte definição:


Do inglês Food Safety, o conceito segurança de alimentos:

Indica que o alimento não causará dano ao consumidor quando preparado e/ou consumido de acordo com o seu uso intencional (ABNT NBR ISO 22000:2006). É sinônimo de alimentos seguros, garantindo que estão isentos de contaminantes biológicos, físicos e químicos no momento do consumo.


Para termos a segurança dos alimentos devem ser implantados programas para reduzir ou eliminar manejos contaminantes, tornar os alimentos seguros e minimizar as perdas na cadeia produtiva.
Ao pesquisarmos no GFSI verificamos o objetivo comum que é aumentar a confiança dos consumidores nos alimentos que eles compram - não importa de onde vieram, nem de onde vivem, melhorando as práticas de gerenciamento da segurança alimentar.

A certificação ajudará a satisfazer as expectativas dos clientes através da demonstração dos planos, programas e sistemas exigidos pela norma:

Um plano de segurança de alimentos chamado Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) para gerenciar os riscos, através da observação de uma abordagem passo-a-passo de acordo com as diretrizes do CODEX Alimentarius; 

 O compromisso da alta administração para fornecer recursos suficientes para atingir a norma;

Um sistema de gerenciamento da qualidade que detalha as políticas organizacionais e gerenciais necessárias para fornecer uma estrutura para alcançar a norma; 

Uma série de programas de pré-requisitos que lidam com as condições ambientais e operacionais básicas necessárias para a produção de alimentos seguros e que controlam os riscos gerais abrangidos pelas boas práticas de fabricação e higiene.

Sendo assim esse tema é  muito importante para a indústria de alimentos, e para nós profissionais que estamos na área, vale a pena interagir e buscar conhecimentos para apoiar as indústrias.



Comentários