Uso de Acido Peracético para combater o SARS-COV-2.

Uma das preocupações do momento é referente a desinfecção dos ambientes e quais os tipos de produtos podemos utilizar e ser efetivo contra o SARS-COV-2.

ácido peracético é uma solução incolor levemente amarelada com odor que remete o de vinagre. Sua fórmula química é CH 3CO 3H. É utilizado especialmente para desinfecção, devido às suas propriedades esterilizantes, fungicidas, viricidas, bactericidas e esporicidas.
O mesmo pode ser utilizado tanto em sistemas fechados, quanto em superfícies abertas na indústria de alimentos.
.
No Brasil, foi incluído como desinfetante/esterilizante pela Portaria nº 15 de 23/08/1988 da ANVISA e foi reconhecido como princípio ativo autorizado pelo Ministério da Saúde.

Superfícies em contato com o produto que são expostas intencionalmente ou não ao produto, e as superfícies nas quais onde produto respingado, condensados, onde líquidos ou outros materiais podem ser drenados, difundidos, gotejados ou serem arrastados para o produto, superfície de contato do produto, ou superfícies que entram em contato com os materiais de embalagem.

A capacidade do SARS_COV-2 de persistir em diferentes superfícies, neste caso para o combate deve ser aplicado a desinfecção  nas indústrias e estabelecimentos uma vez que é interessante para garantir que os alimentos fiquem seguros e ao mesmo tempo evitar contágios.

Existem inúmeros fornecedores especializados que podem orientar lembrando que sempre o produto deve estar registrado no Ministério da Saúde.

Sempre que for receber também é interessante ter a FISPQ e deixar disponivel nos locais onde os manipuladores irão utilizá-lo para consulta.

Esse é um tema relevante para o momento que estamos passando, logo passará...








Comentários