Esse tema é bem complexo no nosso dia a dia em indústria de alimentos, todos somos responsáveis pelo acompanhamento.
A auditoria interna é um requisito obrigatório das normas de Segurança de Alimentos reconhecidas pelo GFSI e deve ser vista como uma grande aliada.
Todas as normas solicitam que seja realizada auditorias internas para a verificação do Sistema de Gestão de Segurança dos alimentos.
Definir critérios, escopo, frequência e método cabe a cada organização fazer uma avaliação crítica do processo para obter sua melhoria contínua.
Deve existir também um procedimento documentado, controlado onde deve ser descrito qual a forma que deverá ser realizado essas auditorias.
Formar uma equipe multidisciplinar onde os mesmos deverão ser treinados e acompanhados.
Uma coisa muito importante é sobre o auditor deve jamais auditar a próprio setor, pois assim não será válido.
E também importante frisar é que o auditor sempre deverá cumprir um cronograma, como abertura da auditoria, responsáveis pelo acompanhamento, relatorio durante a auditoria e comunicar as não conformidades quando verificado.
Assim que finalizado deve ser disponibilizado um relatorio com as devidas não conformidades e o auditado deverá responder com um plano de ação, com ação correção, ação corretiva na causa raiz para que não ocorra novamente.
Acho que todos devemos acompanhar de perto esse tema, e ai como estão as auditorias internas na sua empresa ?
Comentários