As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
Princípios Básicos :
Os boas práticas de fabricação se dividem em dez princípios básicos:
- Definir passo a passo os procedimentos de produção, os quais estejam em conformidade com as práticas de BPF de modo controlado e consistente.
- Seguir tais procedimentos minuciosamente, para evitar contaminações, misturas e erros.
- Documentar todo procedimento feito em uma produção, a fim de haver conformidade e traçabilidade.
- Verificar se as normas estão sendo seguidas, para validar o trabalho.
- Promover adequados maquinário e edificações, a fim de integrar produtividade, qualidade do produto e segurança do trabalhador.
- Fazer a manutenção apropriada da área e dos equipamentos.
- Poder definir, desenvolver e demonstrar claramente a competência do trabalho executado.
- Proteger produtos contra contaminação através de boas práticas de higiene diárias.
- Gerar qualidade ao produto através do controle sistemático dos materiais (produção, empacotamento, etiquetamento, testagem, distribuição e marketing).
- Conduzir auditorias periódicas, a fim de verificar a consistência dos métodos de produção (conformidade e performance).
Esses dez procedimentos fornecem toda base para um adequado controle das boas práticas de produção em escala industrial.
Referências
- ↑ Adm. do portal (2005). "Legislação de Boas Práticas de Fabricação". Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Consult. 8 de outubro de 2014.
- ↑ Adm. do portal (2014). "Good Manufacturing Practices (GMPs)". Food and Drug Administration (FDA). Consult. 8 de outubro de 2014.
- ↑ Adm. do portal (2014). "Good pharmacovigilance practices". European Medicines Agency (EMA). Consult. 8 de outubro de 2014.
Comentários