O controle de qualidade de alimentos abrange toda ação que previne contaminação de alimentos, em todas as etapas do processo produtivo, abate, colheita, transporte, armazenamento e distribuição. Compreende qualquer tipo de ação que torne os alimentos ideais para o consumo. Qualquer estabelecimento comercial que venda alimentos está sujeito às legislações para manipulação de comida. Restaurantes, padarias, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, churrascarias, entre outros, precisam ter cuidados para manusear os mantimentos.
Em um comércio onde se fabriquem ou vendam alimentos, o profissional mais indicado para o controle de qualidade dos produtos é o nutricionista, que deve orientar os funcionários sobre as melhores condições sanitárias para armazenamento e preparação. Além disso, as condições de higiene dos empregados devem ser observadas, pois podem ser prejudiciais à qualidade dos alimentos.
As instalações das empresas do ramo alimentício são cruciais para a qualidade dos produtos. O armazenamento fica comprometido em locais poucos arejados, sujos ou em más condições de conservação. No caso de restaurantes, as cozinhas precisam estar sempre limpas e os equipamentos devem ser novos e higienizados. Os funcionários devem sempre usar acessórios que evitem contato direto com os alimentos, como luvas, toucas e máscaras.
O controle de qualidade de alimentos também é importante para evitar desperdícios no momento do armazenamento e preparação dos pratos. Evitar desperdícios pode ajudar no marketing da empresa e melhorar a lucratividade.
O órgão brasileiro que fiscaliza e aplica a legislação para os estabelecimentos do ramo alimentício é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A demanda por profissionais da área é cada vez maior, devido à rigidez da legislação sanitária.
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