A BUSCA PELA QUALIDADE

A produção de alimentos com qualidade assegurada representa um importante desafio para as indústria de alimentos.
A implementação de ações para assegurar a qualidade exige largas doses de comprometimento e envolvimento de todo o pessoal relacionado ao processo produtivo, incluindo setores de administração  e apoio, em absolutamente todos os escalões da corporação.
As empresas têm utilizado diversos instrumentos para atingir seus objetivos referentes a qualidade. A associação adequada desses instrumentos possibilita otimizar os processos de modo a garantir a qualidade dos produtos.
O consumo de alimentos está diretamente relacionado as suas características sensoriais e nutritivas, as quais só podem ser integralmente expressas se associadas a perfis intrínsecos de segurança química, física e biológica adequados.
O alimento seguro para o consumo é aquele que não oferece riscos significativos de promover qualquer alteração deletéria nos mecanismos significativa de uma população. 
Especialmente na indústria de alimentos, deve-se ter em mente que a expressão segurança alimentar é um importante componente para o perfil de qualidade global de um produto.
Assim podemos afirmar que a segurança  do consumidor ao utilizar esse produto em sua alimentação é garantida no conjunto dos perfis qualitativos; todavia nem todos os perfil qualitativos do produto são necessariamente associados a segurança alimentar.
Devemos aplicar instrumentos adequados ao fornecimento dos maiores níveis de segurança alimentar possíveis para o consumidor do produto em questão.
A meta principal é então a máxima redução dos riscos.
A adição de BPF ( Boas Práticas de Fabricação ), POP ( Procedimento Operacional Padrão) representa uma das importantes ferramentas para o alcance dos níveis adequados de qualidade e mais especificamente de segurança alimentar.

Comentários