FRAUDE É CRIME:
Veja o que diz o código Penal Brasileiro sobre adulteração
”Dos crimes contra a saúde publica”, no artigo 272, “Corromper, adulterar, falsificar, ou alterar substancias de produtos alimentícios destinados ao consumo, tornando-o nocivo á saúde ou reduzindo-lhe o valor nutritivo”.
Comece fazendo uma avaliação simples.
Levante esses questionamentos que vou passar a seguir em uma reunião e faça os registros de todas as conclusões que tiraram a respeito dessa análise:
1. Você considera que as matérias-primas que utiliza são fáceis de sofrerem alterações? Pense em casos já relatados pela mídia…considere também se você utiliza pós. Misturas sólidas são mais fáceis de serem adulteradas.
2. Como você avalia suas matérias-primas? Você solicita algum laudo para o fornecedor? Ou realiza análises internamente para comprovar a qualidade da sua M.P?
3. Você confirma os nutrientes que divulga no rótulo do seu produto final?
4. Já ouviu falar de fraudes que ocorreram com matérias-primas e produtos similares aos que são produzidos na sua empresa?
5. Se pensarmos na questão financeira, tem alguma matéria-prima que interfere significativamente no valor final, por ter algum componente com um princípio ativo importante? Esse é um ponto que já deve ser motivo de atenção. Talvez esteja na hora de comprovar a qualidade do produto que está vendendo, não é mesmo?
6. Os colaboradores da sua empresa trabalham motivados ou há um clima de confronto interno entre colaboradores e direção?
Depois de pensar em tudo isso e registrar as respostas, faça uma análise juntamente com a equipe da qualidade e proponha controles e ações de melhorias na sua empresa.
Evite fraudes…garanta a saúde do seu consumidor…Preserve seu produto!
Comentários