Uma dúvida que todos nós profissionais temos é em relação as legislações existentes e aplicáveis a área de alimentos.
Vou resumir aqui algumas das principais que devemos acompanhar de perto :
-RDC nº 12/2001,padrões microbiológicos porém IN nº 60/2019, a partir de 26 dezembro de 2020 passa a ser vigente
-Para aditivos e coadjuvantes de tecnologia deve observar qual a categoria do produto para então observar qual a portaria,
-Suplementos alimentares a norma RDC nº
243/2018 parâmetros de contaminantes.
-Materiais em contatos com alimentos existem particularidades os mesmos estão disponíveis para consulta no site da ANVISA.
- Informações ao Consumidor nos Rótulos dos Alimentos :
-Obriga a que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.-Lei nº 10.674/2003.
-Regulamento técnico sobre rotulagem de alimentos embalados RDC nº 259/2002 - Anvisa
- Regulamento técnico de porções de alimentos embalados para fins de rotulagem nutricional RDC nº 359/2003,
-Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares RDC nº 26/2015,
- Boas Práticas de Fabricação :
São normas de procedimentos para alcançar um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto na área de alimentos (incluem também bebidas, aditivos, embalagens, utensílios em contato com alimentos).
Nessa Portaria também é descrito o que se avalia em uma inspeção sanitária e suas consequências, como a emissão de laudo pela vigilância sanitária, além de informa sobre a necessidade de um responsável técnico adequado e suas responsabilidades.Portaria MS nº 1.428/1993 .
É estabelecido as condições higiênicos-sanitárias de BPF para estabelecimentos que realizem um ou mais das seguintes atividades no setor de alimentos: produção/ industrialização, fracionamento, armazenamento e/ou transporte Portaria SVS MS nº 326/ 1997.
No Anexo II da RDC nº 275/2002 é possível verificar uma lista de verificação das BPFs em estabelecimentos produtores de alimentos utilizada pela vigilância sanitária para a verificação dos POPs e se estes estão sendo devidamente aplicados, além de avaliar edificações e instalações, equipamentos, móveis e utensílio, hábitos higiênicos, produção e transporte do alimento.
-Procedimento Operacional Padrão:
Regulamenta os procedimentos operacionais padronizados – POPs aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das boas práticas de fabricação nesses estabelecimentos. Resolução RDC nº 275/2002.
As legislações estão em constante revisão vale sempre estar atento nos portais oficiais do Ministério da Saúde http://portal.anvisa.gov.br/ ou Ministério da Agricultura https://www.gov.br/agricultura/pt-br.
Comentários